Qualquer atividade física é melhor que nenhuma atividade física

Não deixe para a próxima segunda-feira, ou seja… Faça algo!

A OMS (Organização Mundial da saúde) define a atividade física como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que necessitam de gasto de energia. A atividade física se refere a todos os movimentos, inclusive os movimentos do nosso dia a dia, incluindo laser, esporte, transporte de ida e volta a locais de trabalho. Tanto a atividade de intensidade moderada quanto a vigorosa melhoram a saúde.

Esse órgão tão importante para a saúde faz um alerta através dessa mensagem porque a atividade física tem inúmeros benefícios, dentre eles: pode prevenir e ajudar a controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, que causam quase três quartos das mortes em todo o mundo. Além de diminuir sintomas de depressão e ansiedade e melhorar o pensamento, a aprendizagem e o bem-estar geral. Toda atividade conta e todos têm benefícios em fazer, as recomendações da OMS de quantidade de atividade física para um adulto estão:

  • Para saúde e bem-estar, a OMS recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana (ou atividade física vigorosa equivalente) para todos os adultos, também deve ser realizado atividades de fortalecimento muscular;
  • Uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes;
  • Um estilo de vida mais saudável, que incluía a prática regular de atividade física, que além de favorecer o aspecto físico e social do praticante ajuda a manter um peso corporal saudável e reduzir o risco de quedas, bem como de fraturas de quadril ou vertebrais.

Diante disso para manter a motivação, defina uma meta diária. Aumente a contagem de passos estacionando a uma determinada distância do trabalho e caminhando o resto do caminho, e usando as escadas em vez do elevado. Escolha bem seus hábitos hoje para determinar a sua rotina do amanhã.