Exercício Físico A sua Dose Diária de Medicamento

Exercício Físico A sua Dose Diária de Medicamento, sabemos que por volta dos 30 anos de idade cada função fisiológica começa a apresentar diminuição em seu desenvolvimento, e a partir dessa fase inicia-se o processo de envelhecimento, que continuará por seis ou sete décadas.

A população mundial está envelhecendo e prevê-se que o número de adultos com mais 65 anos duplique, e que o número de pessoas com mais de 80 anos triplique até 2050.

Exercício é remédio
O exercício físico tem sido preconizado como remédio pela American College of Sports Medicine por meio da campanha “Exercise is Medicine”.

Na verdade, com tantos benefícios que ele pode ocasionar desde a melhor disposição para execução das tarefas diárias, redução de fatores de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão, obesidade e dislipidemia até com benefícios comprovados no humor, podemos considerá-lo uma polipílula.


Quando não há exercício adequado, o processo de envelhecimento está associado ao aparecimento antecipado e excessivo de várias doenças e disfunções.


Estas doenças contribuem de forma direta para a mortalidade, dentre elas podemos destacar doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, obesidade, diminuição da função muscular, problemas de saúde mental e aumento da morbidade no final da vida.

E quando falamos sobre o cognitivo, sabemos que há também um declínio, especialmente no raciocínio, velocidade de processamento, atenção e memória.

Isso ocorre devido a alterações estruturais nos lobos temporais frontal e medial, e a atividade física atua como uma medicina preventiva exercendo a função de um verdadeiro agente terapêutico

A evidências científicas mostram que o exercício físico influência em fatores como doenças cardiovasculares, doenças trato respiratório, sarcopenia, diabetes, hipertensão, osteoporose, osteoartrite, depressão, demência ou doença de Parkinson, entre muitas outras.

Além do impacto do exercício na melhoria da força muscular, qualidade muscular, massa muscular, densidade óssea e mobilidade em idosos, o exercício também tem efeitos benéficos na função cognitiva melhorando até a espessura do seu córtex.

A OMS (Organização mundial da saúde) afirma que adultos com 65 anos ou mais devem praticar 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos e dois ou mais dias de atividade de fortalecimento muscular por semana. 

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos EUA sugere que o treinamento com exercícios multicomponentes que inclua treinamento de equilíbrio, bem como fortalecimento muscular (pelo menos 2 dias por semana) e atividades aeróbicas de intensidade pelo menos moderada realizadas 3 ou mais vezes por semana por uma duração de pelo menos 30 a 45 minutos por sessão.

Mas tudo começa com o seu primeiro passo.

Entenda suas necessidades busque um acompanhamento profissional qualificado e agregue à sua rotina uma atividade que também seja prazerosa.

O Pilates, é uma excelente recomendação, além de ser de baixo impacto é um método de fortalecimento com treinos específicos que entrará em sua rotina como uma ação medicamentosa, com exercício estruturados, consistentes e voltados para a promoção de saúde.

É o principal diferencial é a aula personalizada onde é possível proporcionar muito mais qualidade e propósito, onde também poderemos acompanhar sua evolução em aspetos de flexibilidade, força, equilíbrio e estabilidade articulares.


Entre em contato com a gente e marque já a sua aula!!

Empodere-se com o método Pilates e desfrute de uma maior liberdade e confiança em suas atividades diárias.

Acompanhe nossas redes sociais ou conheça nosso Studio Aksis Pilates. Basta clicar no link

Referências desse artigo

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34409961/

https://link.springer.com/article/10.1007/s12603-021-1665-8 https://www.acm.org.br/exercicio-e-remedio-mas-qual-e-a-dose-certa/